VANESSA MORENO

 

Estudou canto erudito na “Escola Municipal de Música” (2006) em São Paulo e em 2007, ingressou no curso de canto popular da antiga ULM (Universidade Livre de Música Tom Jobim), onde no ano de 2008 participou do “III Festival de Música Popular” da mesma e ficou com o primeiro lugar na categoria “Solista Vocal” e o prêmio de “Melhor Arranjo” com a Música “Maracatu, Nação do Amor” de Moacir Santos.

Já participou de festivais pelo Brasil com o Grupo Karallargá, do qual fez parte de 2006 à 2012, recebendo premiações. Lançaram o primeiro CD do grupo no ano de 2010, intitulado “Karallargá por Natureza”.

Integrou durante cinco anos o quarteto feminino Julietas, participando do renomado “Festival de Inverno de Paranapiacaba” e abrindo o show da cantora Paula Lima, ambos no ano de 2007.

No trabalho do violonista e compositor Chico Saraiva (vencedor do “Premio Visa” - Edição Compositores de 2003), canta e toca percussão. Gravaram em Setembro de 2011 o programa Radiola da TV Cultura e se apresentaram em projetos importantes da Secretaria de Cultura de SP. Também é cantora e percussionista no de forró de Zé Pitoco (Antônio Nóbrega), onde faz vocais e percussão ao lado da cantora Luciana Alves. Já cantou com grandes músicos como Toninho Ferragutti, Cléber Almeida, Arismar do Espírito Santo, Michel Leme, Filó Machado, Ari Colares e outros.

Em 2010, foi convidada para gravar vocais no CD do “Trio Macaíba” (Cléber Almeida - Trio Curupira), do qual participaram também grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Fábio Leal (Mente Clara), Nailor Azevedo – Proveta e Hermeto Paschoal.

No mês de Julho deste mesmo ano, participou do "I Festival da Canção - Em Cantos" da cidade de Ourinhos (SP) e ficou com a primeira colocação com uma música sua e letra de Paula Mirhan. Em Novembro, na inusitada formação de baixo e voz com Fi Maróstica, ficou com o quarto lugar na colocação geral e com o prêmio de Melhor Intérprete no Festival Botucanto da cidade de Botucatu (SP).

Em abril de 2011, tocou com o grupo Karallargá na Virada Cultural (SP) e durante o ano fizeram várias apresentações em unidades da rede Sesc do estado. Em Julho, se apresentaram no XI Festival de Inverno de Paranapiacaba.

Dentre as apresentações durante o ano de 2012, destacam-se: apresentação com o projeto “100 anos de Luiz Gonzaga” na Festa Junina no Viaduto do Minhocão (SP), apresentações com o grupo Karallargá em unidades do SESI pelo interior de SP, espetáculo poético-musical “Viniciarte” realizado no IX Festival da América do Sul em Corumbá (MS) e apresentações com o seu trabalho solo no Sesc Vila Mariana.

Atualmente também desenvolve um trabalho em duo com o baixista Fi Maróstica. O recente CD intitulado “Vem Ver” conta com participações de grandes músicos brasileiros como Chico Pinheiro, Sergio Santos, Zé Pitoco entre outros grandes nomes da música brasileira.

Em setembro de 2013 foi convidada a apresentar-se ao lado de um dos grandes icones da bossa nova, Roberto Menescal.

Cursa bacharelado em Canto Popular na Faculdade Souza Lima-Berklee (SP) e é professora de Canto Popular no Conservatório Souza Lima (Unidade Jardins -SP).

 

 

VANESSA MORENO E FI MARÓSTICA |
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle