FI MARÓSTICA

 

Natural de Ourinhos, cidade do interior de São Paulo, iniciou seus estudos musicais em 2001, no “Studium – Instituto Musical e Artístico” e na Escola Municipal de Musica “Tom Jobim”.

Concluiu o curso de baixo elétrico MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” (Tatuí) em 2009, onde estudou com Fábio Gouveia, Sérgio Frigério, Fabio Leal, Paulo Braga, André Marques, Cleber Almeida, Paulo Flores, Alexandre Bauab, Érica Masson, entre outros.

Participou de oficinas de música brasileira com André Marques (Trio Curupira e Hermeto Pascoal e Grupo) e oficinas de Música Universal com Itiberê Zwarg (Hermeto Pascoal e Grupo e Itiberê e grupo).

Trabalhou com gravações de jingles e artistas de diversos estilos no estúdio da Faculdade Cantareira, na qual cursou o bacharelado em instrumento (contrabaixo acústico) com Alberto Luccas (Nenê Trio), com o baterista norte americano Bob Wyatt entre outros grandes professores.

É integrante dos seguintes grupos de música instrumental: Oritá, Rodrigo “Digão” Braz Trio, Grupo Cincado, Trio Jabour, Fabio Leal Quarteto, Paulio Celé Trio, Carrapicho Quarteto, Guegué Medeiros Quinteto, Paulo Almeida Quinteto, Guilherme Degani Trio, “Juninos do Brasil”, “Carnavais do Brasil” entre outros.

No universo da canção, também desevolve trabalhos ao lado de artistas renomados como Antonio Nóbrega, Swami Jr.,Rafael Altério e Celso Viáfora além de artistas da nova geração como o Duo de “baixo e voz”, que possui com a cantora Vanessa Moreno e participação nos trabalhos do Sambista Saulo Ligo, Pedro Altério, Grupo Pitanga em pé de Amora, Giana Viscardi, Pedro Viáfora, Tó Brandileone, Juca Chuquer, Bernardo Bravo, Dani Black, Anna Setton, Barbara Rodrix, Paulinho Novaes, Bruna Moraes, Rodrigo Custódio entre outros.

Com o grupo Cincado, que foi apontado pela revista “Jazz+” (principal revista do gênero no Brasil) como “promessa da musica instrumental brasileira” foi parte integrante do festival Metso Cultural de musica popular brasileira na cidade de Sorocaba, ao lado de grandes nomes como: Família Caymmi, Maria Bethania, Banda Mantiqueira, Quarteto Maogani, Roberto Menescal, Dominguinhos, Toquinho, Arismar do Espírito Santo, Moderna Tradição entre outros. Também participou do “Encontros Musicais” onde dividiu o palco com o grande bandolinista Hamilton de Holanda.

Em 2008 gravou o CD do guitarrista paulistano Thiago Righi, contando com a presença de grandes músicos da nova geração do cenário instrumental brasileiro como: Rodrigo “Digão” Braz (bateria), Raphael Ferreira (saxofone), Hércules Gomes (piano) recebendo ótima crítica do grande baterista e refêrencia na musica brasileira, Nenê. Neste mesmo ano excursionou para Assunção (PY) para mostrar o trabalho que possui com o pianista paraguaio Oscar Aldama e para acompanhar a cantora, também paraguaia, Sully Caballero em alguns shows.Participou da gravação da trilha sonora do premiado documentário “Camponeses do Araguaia” ao lado de Daniel Altman e Angelo Ursini e da peça “Amado” ao lado do multiinstrumentista Zé Pitoco com direção musical de Antonio Nóbrega.

Em 2009 grava o primeiro CD solo do guitarrista Fabio Leal intitulado Fabio Leal Quarteto, disco que rendeu apresentações em unidades do Sesc’s, inclusive no progama “ Instrumental SESC Brasil” e uma turnê no Ceará através do “Festival BNB Instrumental”.

Foi professor do I Festival de Música de Garça – SP ministrando aulas de contrabaixo elétrico e acústico neste evento.

 

 

 

Em 2010 grava o primeiro disco do Trio Jabour- “Água Nova” com a participação do grande saxofonista Vinicius Dorin.

No mês de Julho deste mesmo ano participou do "I Festival da Canção - Em Cantos" da cidade de Ourinhos e, interpretando juntamente com Vanessa Moreno, Paulo Almeida e André Grella, ficou com a primeira colocação com a música “Um de Três” (composição de Vanessa Moreno e Paula Mirhan), e a qual também fez o arranjo.

Em novembro ainda de 2010, na inusitada formação de baixo e voz com Vanessa Moreno, também com um arranjo seu, ficou com o prêmio de “Melhor Instrumentista” no Festival Botucanto.

Em 2011 atua em shows em várias unidades do Sesc e Sesi no estado de São Paulo com o bandolinista Cleber Rangel (Carrapicho), participando, em Julho do mesmo ano, da gravação do CD de estréia deste artista que contou com as participações de Gabriel Grossi, Alessandro Penessi, Hamilton de Holanda e Alexandre Ribeiro.

Gravou ainda em 2011 no CD do sambista Saulo Ligo e também do primeiro trabalho do pianista Túlio Pizzol, todos estes com previsão de lançamento para o final 2012.

Em 2012 grava o primeiro disco do baterista Paulo Almeida ao lado do grande saxofonista Vinicius Dorin e outros grandes músicos. Ao lado de Pedro Altério, Pedro Viafora e Paulinho Novaes participa do Festival da canção de Sorocaba onde ficou com o prêmio de melhor músico. Festival no qual fez um show ao lado do patrono deste evento e renomado músico brasileiro, Zé

Renato (Boca Livre).No começo de 2013 grava o primeiro disco do “Duo”que possui com a cantora

Vanessa Moreno que conta com participações especiais de Sérgio Santos, Chico Pinheiro, Zé Pitoco, Ari Colares entre outros.

Em 2014 gravou o renomado programa Ensaio da TV CULTURA do grande instrumentista e compositor Swami Jr. Ao lado de Luciana Alves, Alexandre Ribeiro e Douglas Alonso.

Também em 2014 gravou o segundo disco do grupo Cincado aprovado pelo programa PROAC 2014 ( incentivo do governo para gravação de cds e circulação de shows)

Já dividiu palco e gravações com grandes artistas da música brasileira como: Chico Pinheiro, Hamilton de Holanda, Antonio Nóbrega, Sergio Santos, Elza Soares, Veronica Ferriani, Giana Viscardi, Luciana Alves, Mutinho, Heraldo do Monte, Swami Jr., Filó Machado, Monica Salmaso, Nenê, Zé Pitoco, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Michel Leme, Zé Renato (Boca Livre), Maria Gadu, Celso Viáfora entre outos.

É parte integrante da banda do movimento “Novos Paulistas” que visa a divulgação de novos compositores que vem se destacando na cena paulistana como: Pedro Altério, Fabio Cadore, Pedro Viáfora, Monarco e Paulo Novaes.

Desenvolve atualmente um trabalho solo baseado em composições próprias que deve ser gravado em breve. 

 

VANESSA MORENO E FI MARÓSTICA |
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle